Cães e gatos já nascem com os dentes formados. A erupção ocorre a partir da 3ª semana de vida, em média, permanecendo até o 3º ou  4º mês.

Portanto, desde o nascimento, é importante a introdução da limpeza da cavidade oral com o uso de uma gaze, e a escovação quando já houver ocorrido a total erupção dos “dentes de leite”.
Apesar de ocorrer a troca dos dentes , o início precoce da escovação, é importante para a  saúde oral e também para disciplinar o cão ou gato  para a  realização da escovação dental  ao longo de toda a vida.
A erupção dos dentes permanentes ocorre a partir do 3º ou 4º mês  de vida e termina em média no 7º mês. Neste  período, é importante observar  se não está ocorrendo a permanência de “dentes de leite” junto ao dente definitivo, gerando uma duplicidade no número de dentes. Esta retenção ocorre principalmente em filhotes de raças miniatura como: Yorkshires, Maltês, Poodles, Sptiz e Pinscher.
Quando há ocorrência desta alteração, deve-se realizar a extração destes dentes, pois a sua  permanência pode ocasionar:  dor, gengivite e doenças periodontais precoces e graves.
Nesta fase é importante observar se ocorreu a completa erupção,  o tipo de oclusão dental, a coloração e o posicionamento dos dentes.
Os dentes permanentes são ainda imaturos até o completo fechamento do seu ápice. Nesta fase, assim como nos humanos, os dentes tem a polpa ampla, a qual contém vasos e nervos e portanto são mais frágeis,  ficando mais sensíveis a fraturas de coroa e raiz. Portanto, até 1 ano de vida, é importante evitar brinquedos duros, brincadeiras  nas quais o animal puxe paninhos ou se pendure em pneus, pois há a maior chance de fraturas dentais.
Os hábitos alimentares dos cães e gatos são formados até o 1º ano, portanto, o fornecimento de rações específicas e  produtos mastigáveis, tais  como: ossinhos artificiais, biscoitos para animais, brinquedos para morder, são um grande aliado na saúde bucal, pois já foi comprovado cientificamente que diminuem a formação de tártaro em 19%.
Desse modo, desde os primeiros dias de vida, é indicado  o acompanhamento do médico veterinário para avaliação da saúde oral.

Veja imagens abaixo:

Retenção de dente de leite

(Maltes, 7 meses com fratura de coroa após brincar com paninho,)